Uma casa portuguesa com certeza, ora pois!
- Guto Nascimento
- 26 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Lisboa
Bairro Alto, Rossio, Alfama, Cais do Sodré. Alguns dos bairros mais pitorescos de Lisboa, cada um com suas peculiaridades, revelam uma gama de atrativos para todo tipo de turista. E o segredo é se perder em suas vielas, becos e ladeiras para conhecer um pouco de uma das capitais mais animadas da Europa.

Rossio
Construída de forma imponente sobre os escombros do terremoto de 1755, a região do Rossio é a porta de entrada de Lisboa às margens do rio Tejo. É a zona central de Lisboa, onde estão as principais ruas de comércio, repletas de bondes, artistas de rua e consumidores do mundo todo. Nessa região, a majestosa Praça do Comércio se destaca com seus cafés e restaurantes, assim como o Elevador de Santa Justa, o único elevador de ferro vertical da cidade, que permite o acesso ao Bairro Alto.
Uma dica é não deixar de provar a famosa ginjinha (licor de cereja), bebida tradicional portuguesa, que você encontra em todos os bares tradicionais da região do Rossio.


Bairro Alto
O bairro é um conjunto de ruas e vielas que abrigam diversas lojas, restaurantes e bares, que funcionam até tarde da noite. É considerado o bairro festeiro da cidade. Um dos destaques é o prédio do Convento do Carmo, que foi quase todo destruído pelo terremoto de 1755, e hoje abriga um interessante museu de arqueologia.
Já Chiado, o bairro vizinho, é ideal para quem gosta de fazer comprar e passar o dia conhecendo suas galerias e seus cafés literários.


Alfama
Cenário de filmes e vídeos musicais, Alfama é um bairro pitoresco repleto de casas familiares, becos íngremes de paralelepípedo e elevados mirantes (ou miradouros) , de onde você tem vistas incríveis do Castelo de São Jorge e de toda a cidade.
O bairro proporciona retratos da vida cotidiana em praças cobertas de flores, nas casas brancas e amarelas com varais coloridos e nos mercados de pulga aos finais de semana. O fado ainda encanta turistas e lisboetas nos inúmeros cafés e bistrôs aconchegantes da região.


Cais do Sodré
A região, antes conhecida como o distrito da luz vermelha, destino dos marinheiros e prostitutas, hoje é considerada o centro da vida noturna. Seus bares com música ao vivo e suas casas noturnas burlescas são perfeito para um bar crawl na madrugada.
É ali no Cais do Sodré onde fica também o famoso Mercado da Ribeira, mais conhecido hoje como Time Out Market, onde você pode comer por preços acessíveis os melhores pratos da gastronomia lusitana, como por exemplo, o famoso Bacalhau à Lagareiro.
* Assistam o vídeo musical da cantora Raquel Tavares na página principal do blog para conhecer um pouco mais do bairro de Alfama!

Enfim, Lisboa é histórica, cultural, musical e cinematográfica, e um convite para qualquer tipo de mochileiro... Seja sozinho, com família ou até mesmo na companhia de sua melhor amiga! ;)

Comments