El Día de los Muertos
- Guto Nascimento
- 22 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de mar. de 2022
México

Rico em cultura, história, gastronomia e belezas naturais, o México é um dos meus destinos preferidos e que agrada todo tipo de turista.
Por incrível que pareça, a maioria dos viajantes do mundo, inclusive os brasileiros, ainda imaginam que o México é só taco, tequila e praias de água cristalina. Mas vai muito além disso... E apenas um post não é o suficiente pra mostrar um pouco desse país tão incrível e acolhedor.
Por isso, começo essa jornada mexicana falando de uma das maiores e mais populares festas do mundo: O Dia de Los Muertos.

A tradição do Dia de Los Muertos celebra a vida e a morte, prestando uma homenagem festiva aos mortos. Mas está longe do clima fúnebre do Dia de Finados que marca a data aqui no Brasil. O Dia de Los Muertos é uma verdadeira comemoração da alegria de estar vivo e das lembranças de quem já se foi, marcada por muita música, cores, oferendas e comida farta.
A festa costuma começar no dia 26 de outubro e vai até o dia 03 de novembro. Apesar de a data ser comemorada em todo o país, a festa é mais tradicional na Cidade do México, Morelos, Oaxaca e Águas Calientes.

Durante as festividades, as ruas de todas as cidades ficam repletas de decorações, flores, pessoas pintadas de caveiras e "altares", construídos para homenagear os mortos.
Segundo conta a crença popular, nesses dias de celebração, os espíritos dos falecidos retornam do túmulo, ou seja, é a época do ano que os mortos visitam os vivos. Por essa razão, os espíritos são recebidos com uma grande festa, alegre e animada, num gesto de celebrar a memória e a presença deles.

"La Catrina" é uma figura bastante icônica no Dia de Los Muertos e representa o esqueleto de uma dama da alta sociedade, que usa um vestido elegante e um glamoroso chapéu (ou flores no cabelo), típicos da aristocracia mexicana do fim do século XIX e início do século XX. Ela foi uma das várias caveiras humorísticas criadas para demonstrar que todos são iguais e que as diferenças sociais não tem qualquer relevância diante da morte.

Em 2017, a Disney tornou essa data comemorativa num filme de animação, com o nome de "Viva - A Vida é uma Festa" (Coco). O filme é inspirado nessa tradição mexicana e conta a história de um menino que sonha em ser um músico famoso.

Aguarde o post sobre a Cidade do México!
(em breve)

Amore adore seus posts e suas dicas! Amei o do México ❤️Quero muito poder ir ver essa festa dos mortos de perto, assim como você. Acho muito bacana a maneira como eles lidam com a Morte.