Memorial Ucraniano
- Guto Nascimento
- 24 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Curitiba

Localizado no Parque Tingui, o Memorial da Imigração Ucraniana foi um dos locais que mais gostei de conhecer entre os muitos atrativos turísticos da capital paranaense.
Inaugurado em 1995, o memorial foi erguido em homenagem aos imigrantes ucranianos que vieram para essa região do Brasil no século XIX.

O espaço do Memorial abriga uma réplica da Igreja de São Miguel, localizada na Serra do Tigre em Mallet, cidade do interior paranaense, e o destaque é a sua cúpula de bronze.
O espaço também conta com um pequeno museu, que abriga varias exposições permanentes de objetos e roupas dos imigrantes, uma loja de artesanato e um café, onde você pode provar alguns dos doces típicos da Ucrânia, como o bolo de kutiá e damasco.

Recentemente, a comunidade ucraniana de Curitiba se reuniu no Memorial para promover um ato pela paz contra a invasão russa na Ucrânia. Em 1891, oito famílias deram início ao processo de imigração que trouxe mais de 45 mil ucranianos à Curitiba. E hoje, depois de mais de 100 anos da imigração, a capital e cidades do interior, como Mallet e Prudentópolis, recebem outra vez os ucranianos, agora como refugiados e vítimas da guerra.

Salvem a Ucrânia!
Comments